segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Trabalho de História- Professor: Ataídes- 7° ano


Grupo: Lilian, Isabella e Tamara
Professor: Ataídes Silva
Série: 7° ano
              O Cangaço

Entre o final do século XIX e começo XX(início da República), surgiu, nordeste brasileiro, grupos de homens armados conhecidos como cangaceiros. Estes grupos apareceram em função, principalmente, das péssimas condições sociais da região nordestina. O latifúndio, que concentrava terra e renda nas mãos dos fazendeiros, deixava as margens da sociedade a maioria da população.
O cangaço podemos entendeu como um fenômeno social, caracterizado por atitudes violentas por parte dos cangaceiros. Estes que andam armados, espalham o medo pelo sertão nordestino. Promoviam saques a fazendas, atacavam as ordens dos cangaceiros, não sofriam, pelo contrario, eram muitas vezes ajudantes. Esta atitude, fez com que os cangaceiros fossem respeitados e até mesmo admirados por parte da população na época.
Os cangaceiros não moravam em locais fixo. Possuíam uma vida nômade, ou seja, viviam em movimento, indo de uma cidade de para outra. Ao chegar nas cidades pediam recursos e ajuda aos moradores locais. Aos que se recusavam a ajudar o bando, sobrava violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário