quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A Influência dos Meios de Comunicação- 7°ANO

Colégio QI Tambaú
Grupo: Luiza Amélia, Yhasmin Victória e Isabella Leal
Professora: Irlânia Leite
Série: 7°ano/ Tarde
Disciplina: Geografia



                A influência dos meios de comunicação.

   
        Entende-se como comunicação de massa a disseminação de informações através de jornais, televisão, rádios, cinema e também pela Internet, os quais se reúnem em um sistema denominado mídia. A comunicação de massa tem a característica de chegar a uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor. As sociedades receptoras geralmente são urbanas e complexas e passam por processos múltiplos e dinâmicos em que há um grande poder da mídia sobre seus habitantes.
      Vocês já pararam para pensar em como os meios de comunicação influenciam em nossas vidas? Vivemos em um mundo onde a globalização atingiu tal ponto que são poucas as comunidades que não tem acesso a algum meio de comunicação. O momento atual tem sido chamado de era das comunicações, já que o avanço tecnológico e o crescimento do acesso aos veículos de comunicação trouxeram inúmeras implicações para o ser social.
      Os meios de comunicação influenciam vários aspectos da nossa vida: comportamental, profissional, comercial. Desde programas de entretenimento até os mais informativos têm grande poder de persuasão e influenciam em nossas decisões. Novelas ditam modas, notícias causam reviravolta nos mercados e na política, e a publicidade nos diz qual é o melhor produto a ser consumido.
     Estamos acostumados a receber informações diariamente de tudo que se passa ao nosso redor e em todo mundo. Assistimos notícias, anúncios, filmes, detalhes de atores e celebridades, e assuntos gerais que ocupam o tempo e nos isolam da realidade. Toda essa comunicação nos impõe um padrão de vida e felicidade a ser alcançado, com objetivos e ideais muitas vezes impossíveis para todos, mas diante a televisão isso se torna possível. A realidade dos telejornais é passada como algo distante e irreal, enquanto as novelas emocionam o país como se fossem problemas reais que afetam a todos ou seja esta inversão entre realidade e ficção é notável principalmente nas novelas assim a novela passa por um relato do real, enquanto o noticiário (que perdeu as referências temporais e espaciais) torna-se irreal. A prova disso são telespectadores que se comovem em demasia com a morte de uma personagem, enquanto um desastre real em algum lugar do mundo passa por ouvintes inertes e insensíveis ao fato.
     Assim os indivíduos abdicam de sua liberdade pelos meios de comunicação e deixam-se ser controlados. Os principais responsáveis são, o governo e classes sócio-econômicas dominantes, tanto financeiramente como culturalmente, utilizando essas mídias de modo a manipular a sociedade.
     A manipulação é notável pois, a maioria das pessoas deixam de fazer exercícios físicos, passear com amigos, praticar esportes, apreciar a natureza, para assistirem aquela novela comovente, ou preferem se relacionar pela internet do que pessoalmente. Tudo que ouvimos e vemos referente a moda, faz com que tornemos modelo dela, porque vivemos de acordo com o que a mídia expõe e a sociedade por sua vez aceita por ser algo novo, ou muitas vezes agradável aos nossos olhos, mesmo que não seja de acordo com o bom senso de anos atrás. Tornando muitas vezes os indivíduos apáticos sem senso-crítico, aceitando tudo que os meios de comunicação os impõe, não incentivando a reflexão e consequentemente a discussão de diversos assuntos.
     Torna-se necessário que sejamos pessoas críticas e não nos deixemos influenciar por tudo aquilo que vemos ou ouvimos. Reconheço a importância dos meios de comunicação como parte de nossa evolução pessoal, entretanto não podemos estar sempre predispostos a eles. Devemos possuir nossa própria autonomia, nossa própria identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário