Em 2012, comemora-se o centenário de Luiz Gonzaga, o maior ídolo musical da cultura nordestina. Luiz Gonzaga se tornou ídolo musical de abrangência nacional em uma época onde os meios de comunicação que davam espaço para a música se restringiam apenas ao rádio. Gravou seu primeiro LP de 78 rotações em 1941, com apenas quatro canções instrumentais. No tempo de Gonzaga, as redes sociais eram formadas nas praças, nos circos, em feiras livres (os supermercados não existiam) e nestes espaços, tocava de tudo. O Rei do Baião foi também uma figura importante na divulgação da imagem do Nordeste para o resto do país. O afilhado do artista, Dominguinhos, reconhece este papel de Gonzaga. "Ele era um artista político que pediu muito pelo Nordeste. Viveu toda uma época puxando a atenção para o lado nordestino, vencendo os preconceitos", afirmou. A chegada da televisão ao Brasil no início da década de 1950 revelou para o país ritmos mais urbanos, como a bossa nova e o rock. O espaço de Luiz Gonzaga ficou menor, em nível nacional. Nesse período, o músico voltou à estrada com sua vida de viajante. Seu retorno à mídia aconteceu pelas trilhas sonoras das novelas, como a de Saramandaia , de Dias Gomes. Em 1980, Luiz Gonzaga retorna ao cenário nacional, resgatado pelo seu filho, o também cantor e compositor Gonzaguinha - com quem teve uma infância tumultuada. Luiz Gonzaga Nascimento nasceu em 1912 em Exu, no Sertão do Araripe, em Pernambuco. Foi o segundo de nove filhos e cresceu ouvindo o pai tocar forró nas vilas da região. Desde os oito anos já se apresentava em festas cantando e tocando sanfona, mas só começou de maneira profissional na carreira artística em 1939, depois de se desligar do Exército Brasileiro, onde serviu por 10 anos. O sanfoneiro começou a se apresentar como músico no Rio de Janeiro com a influência de amigos que conheceu na cidade, tocando chorinho, jazz, blues e foxtrot, além de participar como calouro em programas de rádio. A década de 1940 foi marcada por grandes sucessos na vida de Lua. Além de tocar, começou também a cantar suas canções nas gravações de LP e adotou o estilo nordestino de se vestir, com o conhecido chapéu de couro, como forma de caracterizar suas apresentações. Luiz Gonzaga morreu aos 76 anos, em 1989.
quinta-feira, 21 de junho de 2012
sábado, 16 de junho de 2012
Trabalho de Geografia - relatório da aula de campo
Trabalho de Geografia
Aluna: Juliana Fernandes
Professora: Irlânia Leite
Relatório sobre a Aula de Campo ao Parque Zoobotânico Arruda Câmara
A Aula de Campo aconteceu no dia 29 de Maio de 2012, tendo início às 13:20m, momento em que deixamos a Escola em direção ao Parque. Durante o percurso as professoras fizeram a chamada dos alunos das duas Turmas 6º e 7º ano. nós “bagunçamos” um pouquinho no ônibus, foi muito legal Ao chegarmos por volta das 14:00, a Professora Ana Paula (Ciências) explicou sobre os Reinos da Natureza. E, a Professora Irlânia Leite (Geografia) explicou sobre Espaço Geográfico, as transformações da natureza feitas pelo homem. Em seguida, iniciamos nossas observações aos animais. O primeiro animal que vimos foi o Jacaré ou crocodilo não conseguir vê a placa e seguimos até vê os outros animais, nós vimos o furão , os macacos , os leões , a onça pintada , os pássaros , as várias espécies de águia, as cobras , os peixes e vários outros animais. Assim que acabamos de ver as cobras, as biólogas chegaram lá com uma cobra no pescoço teve muita gente que tocou na cobra , eu fui uma dessas pessoas , elas iam dar uma pequena aula mas estava muito barulho e a cobra poderia se irritar, então elas saíram. Todo mundo tirando fotos e mais fotos dos animais para guardar de lembrança. Nós estávamos caminhando e de repente os leões começaram a rugir e todo mundo saiu correndo para ver, mas quando chegamos lá eles já tinham parado. Os leões até que foram legais, fizeram poses e mais poses para todos tirarem fotos .
Então nós fomos pegar a trilha, na trilha tinha muita lama todo mundo reclamou caminhamos e caminhamos até que chegamos onde íamos lanchar , as meninas fizeram um lanche coletivo e o resto dos alunos lancharam individualmente mas, claro dividiam entre si , as Professoras sentaram na grama e lancharam também. Assim que acabamos de lanchar, bricamos, tiramos fotos, e fizemos a trilha de volta, fomos até o parquinho onde muitas pessoas tiraram foto, mas ninguém mais brinca nos brinquedos, porque já são bem grandinhos pra isso, só fizeram conversar e tirar foto. Então, a gente voltou até a entrada do Parque porque já estava ficando tarde, e já era hora de voltarmos prá Escola. De repente começou a chover e todo mundo saiu correndo pra não se molhar até que chegamos no ônibus e lá a Professora Irlânia fez a chamada novamente, e então o ônibus seguiu em direção á Escola. Ao chegarmos por volta das 17:05, cada aluno ficou esperando seus pais chegarem para buscá-los. Esse foi um pequeno Relatório da nossa Aula de Campo ou como nós falamos, Aula Passeio.
quinta-feira, 14 de junho de 2012
Trabalho sobre números inteiros - 7º ano - Professora Janeide (Matemática)
Aluno: : João Pedro
Albuquerque
Os números inteiros
A evolução dos números, assim como a dos conjuntos
numéricos, ocorreu de modo a colaborar com a necessidade da humanidade. Os
números inteiros apareceram quando os números naturais não satisfaziam todas as
necessidades, como, por exemplo, para suprir a inexistência de números
negativos.
Podemos observar que os
números inteiros fazem parte da nossa necessidade de convivência com outros no
meio da sociedade, usamos os números inteiros em vários momentos.
Os números inteiros
estão presentes na nossa vida em tudo, se pararmos para pensar os usamos até nos
graus dos óculos.
Os números inteiros
são utilizados no dia a dia, para contar:
Dinheiro:
Ex: Em um banco se seu
saldo é +32, significa que você tem 32 reais. Se for, - 32 reais, você estará
devendo ao banco 32 reais.
Temperaturas:
Ex: Ontem fez -5°C e
hoje fez +2°C
Data:
Ex: Hoje é dia
31/12/2012
Horário:
Ex: Agora São 14h37min.
Assinar:
Postagens (Atom)